Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Homeschooling: 10 razões para a educação domiciliar

Quando os pais se encorajam a retirar seus filhos da escola para a prática do homeschooling, eles encontram um grande tesouro: o crescimento humano dos filhos e por consequência o fortalecimento da estrutura familiar como um todo.

há 6 anos

Quando os pais se encorajam a retirar seus filhos da escola para a prática do homeschooling, eles encontram um grande tesouro: o crescimento humano dos filhos e por consequência o fortalecimento da estrutura familiar como um todo. A presença dos filhos em casa tende a tornar-se prazerosa, e a simples ideia de os matricularem novamente na escola dificilmente retorna à mente. Para elencar as motivações da educação domiciliar são necessárias muitas páginas, ainda assim, somente a experiência pode dar a conhecer a real vantagem da educação domiciliar.

foto pixabay

foto: pixabay

Elencamos 10 razões para fazer homeschooling. No final, você poderá pesquisar mais sobre a educação domiciliar através de links que disponibilizamos neste post.

1 – Flexibilidade

A família pode flexibilizar seu horário de trabalho e atividades, sem se prender ao horário fixo e rígido que os pequenos precisam enfrentar nas escolas. Em tempos de férias ou feriados, os homeschoolers não precisam angustiar-se quanto ao dia de ida ou retorno dos passeios.

2 – Não ser controlado pela escola

Isto significa liberdade para melhor adaptar-se as fases da vida, especialmente na adolescência aonde as mudanças púberes são mais intensas. O estilo homeschooler de viver facilita a vida do jovem proporcionando-lhe tempos mais eficazes de adaptação.

3 – Os pais que escolhem o que os filhos estudam

Desde cedo é percebido as aptidões da criança, que possui tanto a liberdade quanto o incentivo para aprofundar-se em seus estudos de interesse. Não quer dizer que a criança estude somente o que lhe apetece, mas até mesmo o que não lhe agrada pode ser dado de modo mais interessante do que em sala de aula na escola.

Muitas famílias escolhem a educação clássica como base na formação dos filhos. (Falaremos sobre a educação clássica no homeschooling em um segundo post sobre o tema da educação domiciliar)

4- Benefício da educação personalizada

Enquanto nas escolas um professor tende a enlouquecer-se com 30 ou 40 alunos por turma, o homeschooling proporciona educação personalizada, com 1 tutor para 1 aluno. Ou 1 tutor para 2 ou 3 alunos. Essa personalização é tão eficaz que 2 horas de atividades por dia equivalem a mais de 5 horas na escola, onde um único professor divide seu tempo para tentar atender dezenas de alunos.

5- Interação intelectual

Enquanto muitos alunos se envergonham ou temem erguer a mão para fazer perguntas aos professores por causa da timidez ou medo de bullying, em casa a criança é totalmente desinibida para perguntar e discutir os temas estudados.

menina homeschool

6- Auto confiança

Se o teu filho tem dificuldades em certas matérias mas se destaca em outras, você pode, aos poucos, estruturar o estudo de acordo com as habilidades que o filho vai demonstrando, ajudando seu filho a ter auto confiança.

7- Legalidade

O Brasil assinou tratados internacionais que garantem a prática do homeschooling.

O Supremo Tribunal Federal suspendeu todos os processos que tratam do ensino domiciliar.

A não regulação do ensino domiciliar é algo positivo, uma vez que a interferência estatal pode ocasionar um intervencionismo educacional que lhe esvaziaria o sentido.

8-Rede de suporte

Você pode conhecer outras famílias homeschoolers para interação. Existem muitas, e a cada dia nascem novos grupos de famílias que se encontram, partilham seus conhecimentos, seus filhos interagem… Além de todo material de apoio em livros, sites, blogs etc.

9- Os pais também ganham conhecimento

É recorrente a preocupação de pais preocupados com a falta de preparo deles mesmos para serem responsáveis pela educação dos filhos, porém o homeschooling é um processo que envolve também o aprendizado dos pais. “Há um princípio básico em toda educação: o professor sempre aprende mais do que o aluno. Você aprenderá os conteúdos das disciplinas que ensinar aos seus filhos e isto fará de você uma versão melhor de si mesmo. Mais ainda, você passará a ter muito em comum com seus filhos, o que ajudará a transformar sua casa em uma pequena universidade do conhecimento humano”. (Clark, Mary Kay. Homeschooling Católico. Porto Alegre. Concreta, 2016)

10- Os resultados são comprovados

Muitos livros direcionados ao homeschooling possuem um conteúdo mais avançado do que os livros direcionados às escolas. Nos Estados Unidos, onde há mais de 2 milhões de homeschoolers, os americanos não vêem mais a educação domiciliar com estranheza. Um dos motivos da aceitação americana ao homeschooling é a quantidade de prêmios que esses alunos ganham em concursos culturais. Apesar de os alunos homeschoolers serem apenas 2% da população escolar (como destaca Mary Clark) em 2014 eles correspondiam a 14% dos finalistas do Concurso Nacional de Soletração Scripps-Howard.

Mas para além da formação intelectual, o mais importante da educação domiciliar deve ser a busca pela formação completa da pessoa. O tutor tem a nobre missão de ajudar o aluno a se tornar, de fato, um homem, não meramente um cidadão com direitos e deveres sociais, mas um ser humano que busca o auto-conhecimento e usa suas potencialidades de modo a deixar-se conduzir pela educação, que o transformará em um homem em sua completude.

Abaixo alguns links com materiais de pesquisa homeschooling

https://www.facebook.com/Anededucacaodomiciliar/?hc_ref=ARTGHc0xrfYcDElP_va047YROZ724Ezagv8BOJ5aamqq...

http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/aprendizado-no-mundo-real-explica-eficacia-do-

http://estudosnacionais.com/educacao-domiciliar-estudo-americano/

homeschooling-84mf89wfgpndhp30ugjdx6evf

http://icher.org/blog/?p=3416

http://materiais.gazetadopovo.com.br/o-queehomeschooling

https://members.classicalconversations.com/public-school-vs-homeschooling.htm

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=941012629413328&id=583436075170987

http://www.home-school.com/news/homeschool-vs-public-school.php

http://www.businessinsider.com/homeschooing-more-popular-than-ever-2017-1

Curta nossa página no facebook

Por Josair Bastos em Sempre Família

  • Sobre o autorDireito Tributário e Previdenciário
  • Publicações9
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13486
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homeschooling-10-razoes-para-a-educacao-domiciliar/576186906

Informações relacionadas

Aline Candido, Advogado
Artigoshá 6 anos

Educação Domiciliar no Brasil: comentários à legislação e jurisprudência

Sofia Jacob , Advogado
Artigoshá 5 anos

Homeschooling no Brasil

Artigoshá 9 anos

Em defesa ao homeschooling

SNC Conjur, Advogado
Artigoshá 4 anos

Homeschooling: Relação do Poder Familiar com o Direito a Educação.

Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 3 anos

A Cidade de Deus de Santo Agostinho

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não acredito que seja um absurdo defender isso.
Eu entrei na escola com 7 anos. Minha mãe é professora. Na primeira infância ela me ensinava tudo em casa, e era muito melhor pq eu tinha carinho e afeto, podia perguntar as coisas sem que me chamassem de "burra" minha mãe fez até horta em casa, ensinou sobre os ciclos da fotossíntese, ensinou matemática, português, literatura, isso tudo com quatro anos eu ja sabia ler e contar. Brincava em casa com uma amiguinha as vezes vinha o pessoal da rua subir no pé de manga e a gente contava histórias criativas. Tinha afeto, tinha interação social e ser ensinado com carinho em casa te deixa muito mais segura para entrar no ensino fundamental depois. Minhas notas sempre foram exemplares. Hoje sou formada pela UFMS como professora de Música. E estimulo minha princesa de 8 meses o tempo todo. Ela é muito esperta. Se eu puder ensinar ela em casa não vejo nenhum problema. Isso é muito bom para familias responsáveis tbm. Crianças que tem tutores abusivos, sugiro acompanhamento sim para q as crianças não seja maltratadas. Mas com os pais que foram ensinados respeito e dedicação não vejo problema em ensinar até que entrem no Ensino Fundamental. continuar lendo

Absurdo defender essa irresponsabilidade com crianças. continuar lendo